A planta maracujá-banana é uma trepadeira com um ciclo de vida perene e pode atingir cerca de 7 metros de comprimento. As suas folhas verdes e brilhantes são alternas e pecioladas com lóbulos oblongo-lanceolados. As suas flores são grandes, rosadas, solitárias e tubulares pendentes. O seu fruto é uma baga oblonga de cor verde enquanto se desenvolve e amarela quando madura, esta contém uma polpa alaranjada e muitas sementes pretas.
Utilizações: A polpa dos frutos maduros é comestível (tal como o maracujá, Passiflora edulis) e caracteriza-se por ter um sabor doce e ácido. Os maracujás-banana podem ser consumidos ao natural ou podem ser utilizados em doces, sumos, sobremesas, gelados ou como aromatizante para bebidas (cocktails, vinhos). Por exemplo, na Bolívia, o seu sumo misturado com aguardente e açúcar é servido como um cocktail antes do jantar. Na Colômbia retiram-se as sementes e serve-se a polpa com leite e açúcar.
A planta é usada como ornamental devido às suas inúmeras e bonitas flores. Estas atraem muitos insetos polinizadores, como por exemplo as abelhas.
Cultivo: A planta é uma trepadeira vigorosa e resistente, sendo considerada umas das poucas espécie de maracujá que suporta relativamente bem o frio (até -5º). Deve ser plantada ao sol ou meia-sombra. Aprecia solos férteis e que tenham boa drenagem. Gosta de regas regulares no verão. Deve ser podada para que se mantenha saudável e para estimular a floração. Multiplica-se a partir de sementes.