Pimenta Biquinho, espécie Capsicum chinense, uma pimenteira de frutos doces utilizados em diversos pratos culinários e conservas.
As pimentas biquinho apresentam caule ramificado, ereto e folhas lanceoladas, verdes e brilhantes, com nervuras bem marcadas. As flores são brancas a arroxeadas. O fruto é do tipo baga, de forma esférica a piriforme, com uma ponta afilada característica desta variedade.
A pimenta biquinho é doce e crocante e não apresenta pungência (picância).
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pimenteira aprecia adubações semanais durante o crescimento e floração e adubações quinzenais durante a frutificação. Não tolera estiagem, encharcamento, frio ou geadas. A colheita inicia-se de 100 a 120 dias após o plantio.
A pimenta biquinho ou pimenta-de-biquinho é uma pimenta que ganhou fama e popularidade de forma extremamente rápida. Isso porque ela apresenta pungência (ardência) baixa, o quê permite que sejam consumidas de maneira muito agradável.
Seu pequeno tamanho as tornam ideais para que sejam consumidas por inteiras como aperitivo, sendo preparadas principalmente em conservas de vinagre. Elas chegam a alcançar em torno de 25 milímetros de comprimento e 20 milímetros de diâmetro na parte mais grossa e até 0.3 milímetros em seu extremo mais delgado. Recebem esse nome porque sua forma assemelha-se literalmente a um bico. Seus frutos são de cor vermelha e possuem uma boa quantidade de sementes que confere uma sensação bem exótica ao serem mastigadas. A pimenta biquinho era utilizada inicialmente apenas como ornamentos ou de forma decorativa. Apesar de apresentarem baixa pungência, já encontramos algumas amostras extremamente picantes, provavelmente submetidas ao processo de irrigação “por stress” da planta que causa a alteração e aumento de concentração repentino de capsaicína no fruto.