A Mimosa pudica é uma das plantas mais originais e incomuns que podemos encontrar. Nativa de regiões tropicais da América do Sul e da família Fabaceae, é facilmente distinguida por sua reação ao toque, funcionando como uma defesa contra predadores. Têm umas pequenas flores em forma de bola cor de rosa ou violeta que aparecem no verão, mas mais impressionante é a sua forma de dobrar as folhas quando se toca com os dedos ou é movida pelo vento: as folhas contraem-se sobre o caule como se fossem fechar, e, ao mesmo tempo, as hastes menores se deixam vencer pelo peso. Daí o seu nome comum de Planta Sensível ou Envergonhada. Esta reação é o seu mecanismo de defesa contra predadores, pois dá a aparência de uma planta seca ou murcha. Também serve para não perder muita água durante as horas de calor, inclusive permanecem fechadas durante toda a noite protegendo-se do vento reduzindo a superfície.
A Mimosa é uma planta muito decorativa que pelo tamanho e forma das suas folhas lembra muito os fetos. Não requer cuidados excessivos, apenas uma boa quantidade de humidade ambiente e um local muito arejado. As plantas cultivadas em vasos devem ser regadas abundantemente quando estão em pleno desenvolvimento. Deve estar num lugar com muita luz, mas não direta; a exposição à semi-sombra é o ideal. Pode deixar soltos os ramos, mas é melhor prendê-los a uma cana tutor para que subam por ele. As raízes das plantas são grandes, exigindo, portanto, vasos muito grandes se estiver dentro de casa. No exterior pode ser cultivada como uma trepadora.
Se já tentou cultivá-las em casa e morreram, tente colocá-las dentro de um recipiente de vidro ou plástico transparente, com boa luz e destape-o durante um bocado todos os dias para renovar o ar ou deixe um pequeno orifício permanentemente. Se também colocar no recipiente um pequeno vaso com água para manter a humidade e colocá-la num local com temperatura amena, conseguirá mantê-la viva. Pode suportar altas temperaturas, mas, quanto mais calor, então, maior a necessidade de humidade. Durante o verão, quando está em plena floração, necessita de regas abundantes. Também é muito sensível ao frio, protege-a de possível geada.