Conhecida também como groselha indiana, a planta amla, nativa desse subcontinente, é uma árvore exótica quem se tem tornado popular ao redor do mundo em função das suas propriedades medicinais notáveis e pelo sabor agradável dos seus frutos. Muito rica em vitamina C, a groselha indiana aumenta a absorção dos nutrientes de outros alimentos, além de ser um excelente remédio natural para uma série de incómodos e doenças no corpo.
Confira 4 usos medicinais da amla:
PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS
Para quem sofre com disfunções no estômago e no intestino, a amla pode ser uma grande aliada. Utilizada em medicamentos naturais para diarreia, essa planta destaca-se pelas suas propriedades calmantes nesses órgãos: relaxa as contracções, refrigera o organismo e alivia a sensação de irritação na região do abdómen.
CABELO
A groselha indiana, ingerida fresca ou com aplicação da polpa directamente na raiz do cabelo, funciona como tónico, estimula o crescimento e enriquece a pigmentação (portanto pode escurecer os fios). Na índia, o óleo de amla é bastante popular como produto natural para combater a queda de cabelo.
DIABETES
Rica no mineral cromo, que ajuda o organismo a utilizar a insulina, a groselha indiana pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com a diabetes pode ter a planta como uma excelente aliada, já que ela estimula as células que segregam o hormónio da insulina.
APETITE
Para quem deseja engordar com saúde, o pó desta planta pode ser consumido antes das refeições para melhorar o apetite. O produto ajuda a regular os níveis de nitrogénio no corpo e aumentar o peso de uma maneira saudável.