O morango branco conhecido como white soul ou pineberry é uma pequena baga branca com folhas verdes e aquênios vermelhos de aroma forte e sabor semelhante ao abacaxi, principalmente quando está maduro, sendo muito resistente a doenças.
Este morango é o produto do cruzamento entre duas espécies de morango americano, o Fragaria chiloensis e a Fragaria Virginiana, híbrido acidentalmente nascido conhecido pelo nome científico de Fragaria x ananassa.
O morango branco é originário do centro e sul do Chile, onde os índios Mapuche o plantaram. Um soldado e engenheiro a serviço de Luís XIV levou alguns exemplares para a Europa, especificamente para a França e depois se espalhou para outros países do mundo.
Nos tempos antigos, as primeiras plantas apareceram na América do Norte e foram comercializadas na América Central, onde eram comumente cultivadas. Aves migratórias o introduziram na América do Sul Mas com o passar do tempo, a espécie deixou de ser rentável economicamente devido à quantidade e baixa produtividade de seus frutos, que fez com que seu plantio fosse abandonado pelos agricultores até a quase extinção.
Graças a um grupo de colonos holandeses que decidiu salvá-la, ela foi novamente introduzida no mercado francês para fins comerciais. Esta fruta exótica é pouco conhecida, difícil de cultivar e produzida uma ou duas vezes ao ano, ainda está em processo de recuperação.